Marketing de Influência: A importância nos dias de hoje

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O marketing de influência é uma das principais tendências do momento, mas será que sabe como este pode ter um papel importante no crescimento do seu negócio? Hoje vamos falar desta estratégia e da sua importância para a atualidade.

O que é o marketing de influência?

Marketing de influência é uma estratégia que envolve o uso de influenciadores digitais na promoção de produtos/serviços.

As marcas colaboram com estes influencers, pagando-lhes ou oferecendo-lhes produtos ou serviços gratuitos em troca da sua promoção. O objetivo deste tipo de marketing é aumentar a consciencialização da marca, alcançar novos públicos e aumentar as vendas.

O que são Influencers?

Influencers, ou influenciadores digitais, são pessoas que possuem uma grande presença nas redes sociais e são capazes de influenciar o comportamento e as decisões de compra dos seus seguidores. Eles criam conteúdo regularmente e interagem com a sua audiência através de posts, vídeos, lives, etc.

A sua popularidade está principalmente ligada à relação de confiança que é estabelecida com o seu público, que confia nas suas opiniões e recomendações. Por esse motivo muitas vezes os influenciadores digitais são usados por empresas e marcas para promover os seus produtos e serviços.

Qual é a importância do marketing de influência?

Os influenciadores digitais são excelentes ativos para humanizar uma marca, dado que os consumidores tendem a confiar mais em recomendações de produtos feitas por outras pessoas do que por marcas. Quando um consumidor ouve uma pessoa a dizer que um produto é bom, a credibilidade da marca tende a subir.

Ter influencers como aliados pode ser um grande diferencial para o sucesso da sua campanha. Assim, o influenciador digital, passa a ser o porta-voz da marca e conversa com o público que já o admira e segue nas redes sociais.

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Motivos para usar o marketing de influência:

1. Estabelece uma relação de confiança com o público

Influencers que possuem uma relação de credibilidade com os seus seguidores conseguem que o seu conteúdo e recomendações sejam respeitados pelas pessoas.
Quando uma marca colabora com um influenciador digital, isto ajuda na promoção da marca de forma mais autêntica e credível. A transparência na relação entre marca e influenciador é fundamental para estabelecer a confiança do consumidor.

2. Melhora a consciência da marca

Se o marketing de influência de uma empresa estiver bem trabalhado, quem navegar na internet terá mais oportunidades de saber acerca da marca, produto, história e as soluções que oferece. No entanto, para garantir o sucesso, é necessário fornecer conteúdo que acrescente algo positivo à presença nas redes sociais.

Além disso, quando os influencers promovem a marca, isso pode levar a um aumento das vendas e fidelização dos clientes, uma vez que as recomendações pessoais de influenciadores podem parecer mais confiáveis do que a publicidade tradicional.

3. Enriquece a estratégia de conteúdo da empresa

Ter a ajuda de um influenciador digital na criação de conteúdo pode ajudar a preencher lapsos no cronograma de criação, dado que estes podem fornecer conteúdo de qualidade para a audiência da marca. Eles também podem fornecer uma perspetiva diferente em relação à marca e aos seus produtos. Isto ajuda quando há falta de ideias, ou quando é necessário material de qualidade para publicar nas redes sociais.

4. Alcança o público-alvo da empresa

Ao trabalhar com influenciadores digitais que possuem seguidores correspondentes ao público-alvo da sua empresa, poderá alcançar uma audiência que provavelmente estará interessada nos seus produtos ou serviços. Para além disso também poderá alcançar um público mais amplo que talvez não tenha tido a oportunidade de conhecer a sua marca.

5. Constrói parcerias de sucesso

Criar campanhas recorrendo ao marketing de influência pode ser consequência de um bom relacionamento com o influenciador digital, para isso acontecer é importante que a empresa planeie com cuidado a sua estratégia e escolha os influencers certos para representar a sua marca. Quando uma boa relação é criada entre as duas partes, ambas saem beneficiadas.

 

Mas antes de fazer uma escolha, faça um bom planeamento. Esperamos que este artigo o tenha ajudado a ter um melhor entendimento da importância do marketing de influência na atualidade.

 

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