Se acompanha as notícias do momento, certamente, já deve ter ouvido falar no ChatGPT, no entanto, sabe o que é esta ferramenta, e o impacto que ela pode causar? Hoje iremos dar-lhe uma breve explicação do que é o ChatGPT e que riscos este pode trazer para o seu negócio.
Mas afinal o que é o ChatGPT? De forma simples, é basicamente um chatbot treinado com dados massivos da internet até 2021, este consegue conversar com humanos de forma “natural”. A OpenAI (empresa fundadora) tinha o objetivo de estudar a inteligência artificial de forma segura e ética, por isso, utilizou cerca de 45 Terabytes de textos, e treinou uma inteligência artificial com esse conhecimento de forma a conseguir conversar com humanos e atender a necessidades específicas em diversas línguas, apesar de maior desempenho em inglês.
Ao utilizar esta ferramenta é possível fazer a redação de artigos acerca dos mais diversos assuntos, contar histórias e contos fictícios, escrever notícias, poemas, criar anedotas, criar descrições para perfil de aplicações, criar roteiros de vídeo originais, etc.
No entanto, o que não é tão falado acerca deste software, são as suas limitações, algumas delas inclusive citadas pelo próprio Chat, por exemplo, o facto de este poder ocasionalmente gerar informações incorretas, produzir informações prejudiciais ou conteúdo tendencioso e ter conhecimento limitado do mundo e eventos depois de 2021.
Numa época em que as tão conhecidas “fake news” são muito difundidas, principalmente através da internet, é necessário ter muito cuidado em relação às informações consultadas, principalmente se se tratar de uma empresa com grande impacto e no mercado.
Existem alguns possíveis malefícios que as empresas devem ter em mente com a utilização do ChatGPT.
Um destes é a falta de personalização, visto que este software não tem a capacidade de personalizar as suas respostas com base nas necessidades e transtornos do cliente, o que por sua vez pode levar a uma experiência insatisfatória, afetando desta forma a imagem da empresa.
Outro aspeto que deve levar em atenção é a falta de empatia, uma vez que este não tem a capacidade humana de mostrar empatia, isto pode ser um problema em situações em que o cliente necessita de uma resposta emocionalmente sensível.
O ChatGPT está propenso a cometer erros, uma vez que é treinado tendo por base dados históricos. Isso pode dar aso à perpetuação de estereótipos existentes. Para além destes fatores, é possível que haja erros de interpretação de perguntas e respostas, o que pode afetar a precisão e as informações que são fornecidas aos clientes.
A dependência excessiva desta ferramenta pode resultar numa falta de interação humana. Tudo isto afeta a capacidade de uma empresa em se adaptar a situações imprevistas.
Por último, a privacidade dos dados do cliente é um fator de preocupação, especialmente se informações pessoais estiverem a ser utilizadas e armazenadas pelo ChatGPT, as empresas têm a responsabilidade de garantir que estão a seguir regulamentos de privacidade de dados desta forma protegendo a privacidade dos seus clientes.
É importante saber primeiro os riscos que estão envolvidos antes de utilizar qualquer ferramenta. Esperamos que estas informações tenham sido interessantes e úteis para si.