Como o Google My Business pode potenciar o seu negócio

Partilhar

Google My Business

A sua empresa está registada no Google My Business, no entanto, não aparece bem posicionada? Neste artigo vamos falar um pouco acerca desta plataforma e de algumas dicas que pode usar para potencializar o seu uso e incrementar o seu negócio

O que é o Google My Business?

O Google My Business, é uma ferramenta criada pela Google que é disponibilizada para empresas com presença na Internet ou comércios locais que pretendem melhorar o seu SEO. É possível registar a sua empresa no Google My Business de forma gratuita.

Para otimizar a sua ficha no Google My Business, precisa de seguir alguns passos de SEO, (se desejar saber mais, veja o artigo: O tráfego de SEO é pago?) onde, posteriormente, o Google irá usar esses critérios para posicionar a sua empresa nas primeiras páginas.

Para o conseguir, precisa de pensar na ótica do seu cliente. Quando faz uma pesquisa no Google raramente escreve um nome específico de uma empresa, mas sim outros termos como o que a empresa faz, os serviços que presta ou os produtos que vende.

É preciso encontrar a forma certa para que quando alguém pesquisar acerca dos serviços ou produtos da sua empresa, esta apareça com o maior destaque na página de busca.
Para isso acontecer vamos dar-lhe algumas dicas do que pode fazer.

– A ficha precisa de estar completa:

A primeira coisa que deve fazer é verificar se a sua ficha do Google My Business está completa. Para isso precisa de preencher todos os dados que o Google solicita, como, por exemplo, o nome da empresa, morada, setor, horários de atendimento, o número de telefone, website, entre outros.

Nas áreas de cobertura, faça a otimização da geolocalização, colocando-a no Google Maps. Esta otimização é essencial porque o Google vai mostrar a sua empresa para as pessoas que pesquisarem por aquilo que faz, naquela região.

– Ficha verificada
A ficha tem de estar verificada, o que significa que o código que o Google envia por correio para que o seu endereço seja confirmado, precisa de já estar na sua posse e deve colocá-lo na ficha com o intuito de torná-la verificada, se isso não for feito, ela não fica disponível.

Google My Business

– Keywords no nome da empresa e descrição de serviços:

Na parte das informações, é possível editar o nome da empresa, as categorias em que a empresa participa, o endereço, áreas de cobertura, qual o horário de funcionamento, etc. Para otimizar o nome da empresa nos motores de pesquisa, é preciso que previamente seja feita uma pesquisa de palavras-chave relacionadas com a sua área de atuação. Depois da pesquisa ser realizada, selecione todas essas keywords e guarde-as para posteriormente usá-las no Google My Business.

Quando quiser editar o nome da empresa, primeiro use as keywords que remetem para o que faz e só depois é que deve colocar o nome da mesma. De seguida selecione as categorias de tudo o que a sua empresa faz. Coloque uma categoria principal, e outras adicionais.

No passo de descrição de serviços, vai especificar tudo o que a sua empresa faz. Quanto mais informações especificar, melhor.

– Postar regularmente:

A página do Google My Business é quase como se fosse uma rede social da empresa, é necessário fazer posts para manter a sua ficha atualizada, pois irá otimizar as pesquisas para ficar nos primeiros lugares do ranking. Se puder, é aconselhado que faça posts semanais tendo sempre em atenção que o máximo é 100 posts.

– Keywords nas imagens:

É necessário que todas as fotografias em que se dá upload no Google My Business, sejam leves e otimizadas através do uso de keywords no nome do ficheiro. Imagine que quer postar uma imagem específica, renomeie essa imagem para que ela fique otimizada para o seu negócio. Para além disso pode clicar com o botão direito do rato, ir a propriedades > detalhes, colocar as mesmas keywords no título, assunto, marcas e comentários. Agora sim, a sua fotografia está otimizada, pode fazer o upload da mesma.

O Google My Business tem alguns critérios para imagens, estas precisam de ter boa resolução, não podem estar em ambientes escuros, não podem ser montagens, não podem ter muitos filtros e coisas escritas. Utilizar imagens e vídeos dará credibilidade à sua empresa. Se tiver um espaço físico, coloque uma fotografia do interior do mesmo, da fachada, dos funcionários a trabalhar, da equipa, assim as pessoas sabem com o que podem contar.

– Links de qualidade para website:

É importante ter links de qualidade que apontem para o seu website e , por isso, é boa ideia registar a sua empresa noutros sites como Páginas Amarelas, Facebook, Instagram, LinkedIn, etc. Quanto maior a quantidade de locais em que a sua empresa estiver registada, mais credibilidade trará para o seu negócio.

– Pedir para o cliente avaliar a empresa:

Sempre que possível, envie para os seus clientes um link, para eles poderem avaliar a sua empresa. Na secção inicial, existe um link de avaliação que é possível compartilhar com as pessoas. Seria bom que os seus clientes avaliassem a sua empresa com as keywords daquilo que ela faz. Lembre-se que deve responder aos seus clientes no prazo máximo de 24 horas e de que todas as avaliações devem ser respondidas. A quantidade de avaliações e as notas, são um indicador de qualidade e fazem com que a sua empresa fique bem posicionada no Google.

Google My Business
Notícias Relacionadas