O Fim das lojas no Facebook e Instagram em Portugal – por enquanto

Partilhar

Instagram Shopping

A 27 de abril de 2023, a Meta anunciou uma mudança na sua estratégia de Social Commerce. O objetivo é não haver redirecionamentos para sites externos proibindo assim a criação de lojas que não possuam um sistema de finalização de compra dentro das próprias redes sociais. Posto isto, também desativarão as lojas que não atenderem a esse ponto. No entanto, haverão ainda países que podem continuar a usar esta ferramenta.

Salvo a Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Noruega, Países Baixos, Reino Unido, Suécia, Suíça e Ucrânia, a partir do dia 10 de agosto de 2023, os negócios com loja no Facebook ou Instagram vão deixar de poder usar a ferramenta de loja no Facebook e Instagram, a menos que a mesma tenha a opção de check out ativa (como é o caso dos EUA).

Estes negócios verão os seus acessos às lojas, identificação de produtos em publicações (reels ou histórias) e criação de públicos personalizados ou semelhantes, restringidos. No entanto, o catálogo de produtos ainda poderá ser utilizado para anúncios, como uma solução que permita a novos/habituais clientes descobrirem os produtos de uma determinada marca.

Essas restrições serão aplicadas se o perfil responsável pela Conta de Comércio estiver localizado em Portugal (o que é provavelmente o caso da maioria das páginas em Portugal).

Ainda assim, qualquer negócio que possua uma loja com check out no Facebook/Instagram ativada nos EUA vai poder continuar aceder à sua loja, independentemente da localização da conta de comércio.

Marketplace Facebook

À parte disso, a partir deste verão, as Lojas proporcionarão uma experiência evoluída para as pessoas localizadas na Europa com o objetivo de ampliar a descoberta de produtos. Algumas funcionalidades, como a Lista de desejos, a Loja virtual e as Coleções, não estarão mais disponíveis para usuários dessas localidades, a fim simplificar e otimizar a experiência de compra.

No entanto, independentemente da região, a Meta incentiva as empresas a utilizarem uma combinação de recursos gratuitos e pagos para encontrar potenciais clientes e impulsionar as vendas, como é o caso de:

– Reels: conteúdos de curta duração em vídeo, que aparecem no feed de pessoas que ainda não seguem uma determinada marca.

– Mensagens: Estabelecer o contacto direto com o cliente / potencial cliente através de anúncios que o redirecionem diretamente para o Whatsapp, Messenger ou Instagram.

– Anúncios personalizados: Maximizar a eficiência do orçamento através do uso estratégico de anúncios personalizados, estabelecendo conexões com clientes com base nos interesses.

Se é proprietário de uma Página que ficará sem a opção de loja no Instagram e Facebook, é essencial repensar e reestruturar a sua estratégia de negócios. Sabemos que essa mudança pode ser desafiante, mas estamos prontos para oferecer todo o suporte necessário!

Notícias Relacionadas