O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de comunicação com o cliente, gerando assim uma aproximação, fortalecendo as relações, gerando mais leads e aumentando, assim, as vendas.
No entanto, uma das principais barreiras para o sucesso do e-mail marketing é obter os endereços das pessoas que possam estar interessadas nos produtos ou serviços da sua empresa, ou seja, a captação de leads.
O que é o e-mail marketing?
O E-mail marketing é uma das principais estratégias de marketing digital. Este consiste no envio de e-mails para a sua base de leads (clientes e possíveis clientes). A finalidade desta estratégia é levar o destinatário a realizar uma ação, como por exemplo, registar-se, realizar uma compra, etc. O objetivo principal é sempre a conversão.
Durante muito tempo o e-mail marketing foi utilizado de maneira errada, foram utilizadas técnicas de avanço muito intrusivas, como o uso de spam e fraudes, o que fez com que as pessoas começassem a ignorar os emails e inclusive, a exclui-los.Com o avanço da tecnologia, isso deixou de ser um problema porque as plataformas de e-mail começaram a bloquear esse tipo de e-mails.
Porquê que é importante usar o e-mail marketing?
Se a sua empresa possui uma audiência muito ativa nas redes sociais, pode entrar em contacto com os seus clientes através destas. No entanto, não é possível controlar totalmente o alcance da sua rede social e nunca conseguirá atingir 100% das pessoas. Ninguém tem 100% de alcance nas redes sociais.
Já no e-mail, é possível alcançar 100% da audiência. Por exemplo, se selecionar 100 pessoas para estas receberem um e-mail, todas essas 100 vão receber o que foi enviado, se não houver nenhum problema técnico.
Existem muitos tipos de e-mail que pode encaminhar para a sua base de contactos:
- Newsletter (enviada de maneira recorrente)
Consiste no envio periódico de notícias e novidades, com uma frequência diária, mensal ou semanal. O conteúdo pode ser produzido exclusivamente para a sua lista de contactos, mas também pode avisar sobre conteúdo em outras plataformas, por exemplo, um post no blog.
- E-mails promocionais
Sempre que surgir alguma promoção de um produto ou serviço, poderá avisar a sua lista de e-mail para se sentirem privilegiados por receberem essa informação em primeira mão. É muito importante recolher dados sobre o seu público.
Como é que pode criar uma boa base de contactos?
Apresente bons motivos para que as pessoas lhe deem acesso aos seus e-mails.
No marketing digital surge um termo chamado “iscas digitais”. Através delas pode criar uma recompensa, para que a pessoa se registe e comece a receber os seus emails e ofertas por lá. Normalmente, as iscas são, um e-book ou guia que oferece conteúdo de valor, um webinar sobre um assunto que possa interessar, cupões de desconto, entre outros produtos que são relevantes para a sua Buyer Persona.
Para divulgar essas iscas é necessário criar conteúdo, fazer gestão de tráfego e usar anúncios, para que as pessoas vejam os seus conteúdos, demonstrem interesse e registem-se.
Basta ter uma Landing Page que é uma página onde a pessoa se regista – deixando os seus dados de contacto e e-mail – para poder obter acesso ao conteúdo. É também importante ter sempre uma página de “obrigado” depois da pessoa converter.
Depois disso, precisará de alimentar pelo menos semanalmente a sua lista com algum tipo de conteúdo que ofereça valor ao cliente. Se o fizer, é só uma questão de tempo até começar a lucrar através do e-mail marketing.
Vale muito mais a pena ter menos pessoas e uma taxa maior de abertura de e-mails, do que muitos endereços de e-mail e uma taxa de abertura pequena. Deve focar-se sempre na qualidade do seu público, não na quantidade.
Também é importante saber que converter um lead num cliente através de email marketing é um processo, muitas vezes demorado, por isso é muito importante que tenha paciência.
O e-mail marketing continua a ser uma das mais poderosas estratégias, para que as empresas se comuniquem com a sua audiência. Lembre-se que é importante manter a sua base de contactos limpa e segmentada e é mais importante ter qualidade do que quantidade neste aspeto.
Esperamos que estas dicas o ajudem no seu processo de email marketing. Até breve!