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O que deve saber para obter resultados nas Redes Sociais

As redes sociais têm vindo cada vez mais a ganhar relevo e tudo caminha para que esta tendência se acentue cada vez mais.

Com cada vez mais utilizadores presentes nas redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn, estas passam a ser parte do dia a dia de todos aqueles que utilizam estas plataformas para conhecer novas marcas e estarem mais próximas das suas preferidas.

Cada rede social, tem a sua matriz e a perceção que cada utilizador também influencia o que deve ser publicado. O Facebook e Instagram está vocacionado para B2C – Business to Consumer, enquanto que o LinkedIn está indicado para B2B – Business to Business. De salientar que o Facebook é a maior rede social e com mais utilizadores, esta também pode desenvolver também estratégias de B2B, mas com criatividade.

As empresas que já têm contacto com esta realidade, incluem nos seus investimentos para o departamento de marketing, um “budget” associado para as redes sociais, pois sabem a importância de atrair e fidelizar clientes é enorme.

Ter estratégias bem detalhadas e definidas para alcançar objetivos é fulcral para atingir o sucesso. Estes objetivos nem sempre estão relacionados com vendas. Canais de apoio ao cliente e melhorar o serviço, aumentar a notoriedade num determinado segmento ou até manter uma comunidade ativa podem ser alguns dos objetivos.

Nos casos em que o objetivo seja a obtenção de leads, é importante salientar que deve fazer uma boa gestão entre publicações de produtos/serviços e outros assuntos que possam interessar aos seus potenciais clientes. Não deve focar exclusivamente a publicar os seus produtos, mas deve incluir notícias sobre a área no qual o seu negócio está presente, para obter mais notoriedade na sua comunidade. O foco deverá ser proporcionar uma boa experiência a quem acompanha o seu negócio nas redes sociais. Cada caso, é um caso e cada negócio deve ajustar a estratégia tendo em conta a área em que atua.

O mais importante é que o conteúdo comunique e crie uma ligação com o público-alvo, tanto que sinta a necessidade de comentar, guardar e partilhar a publicação como se tratasse de um  tesouro para que não seja perdido ou esquecido. Os conteúdos devem ser originais e cativantes, sempre que possível e a linguagem deve ser adaptada à audiência, ou seja, não é igual comunicar para as várias gerações. Os conteúdos devem ser diferenciados e diversificados, como a aposta em imagens, vídeos, lives, gifs, infográficos, …

O posicionamento da sua marca define como quer que a mesma seja percebida na mente do seu cliente. O que distingue a sua empresa? Talvez seja aí o grande trunfo que pode o diferenciar da restante concorrência.

Quantidade de publicações não representa qualidade, isto é, o número de publicações e o tema de cada uma nas redes sociais deve ser definido previamente. Uma forma eficaz é elaborar um cronograma para o seu negócio para três meses, assim irá ajudar a apresentar os vários temas e não ser repetitivo, o que vai obter o sucesso nos seus canais digitais.

Como já foi referido, as redes sociais com maior relevância atualmente são Facebook, Instagram e LinkedIn, mas existem outras escolhas, mas não significa que tem que aderir a todas. De nada irá ser vantajoso para a sua empresa, estar presente em todas as redes sociais se não as trabalhar adequadamente. Imagine-se na mente do seu potencial cliente que visita uma rede social do seu negócio e não vê publicações há mais de um mês. Isto indica uma má impressão da sua empresa.

Deverá consoante a sua área de negócio, selecionar as redes sociais mais importantes para o seu negócio. E como escolhe? Bastante mais simples do que pensa, tem de perceber em quais as redes sociais os seus clientes estão presentes, porque afinal vai ser para eles que vai publicar os seus conteúdos.

Será fundamental que não se deve limitar só a criar publicações, deverá avaliar os resultados das mesmas nas redes sociais que estiver presente o seu negócio. Medir os resultados é essencial para uma estratégia de marketing digital. Cada rede social, tem disponível as suas estatísticas que pode analisar e fazer reflexões.

A gestão de redes sociais não é tão fácil como à primeira vista parece, mas connosco tem todas as vantagens de construir o seu sucesso e obter mais vantagens. Se pretende crescer a sua marca nas redes sociais, com a Creat Marketing, a sua agência que transporta a sua marca para outro patamar. d

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