Com o passar dos anos podemos observar mudanças no mercado e no comportamento dos consumidores, tornando-se necessário ajustar a forma como nos relacionamos com o público.
Assim, é importante estarmos atentos à evolução do marketing e das suas estratégias, avaliando também as tendências que nos podem ser benéficas.
Por isso, neste artigo vamos abordar as Tendências de Marketing para o ano 2024!
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O Desenvolvimento da IA e a sua Aplicabilidade ao Marketing
A Inteligência Artificial está em constante evolução, porém na última década tornou-se mais funcional e mais presente no nosso quotidiano ao trazer uma série de benefícios para diversos setores. Este ano está previsto que os Marketeers integrem o uso da Inteligência Artificial em 3 processos do marketing:
1. Otimização de Anúncios:
Através das ferramentas de análise de dados a IA consegue maximizar o Retorno do Investimento (ROI), otimizar o conteúdo do anúncio e segmentar o público de forma mais eficaz.
2. Melhoria da Experiência do Consumidor:
O Algoritmo da IA também consegue personalizar e recomendar de forma mais específica o conteúdo/anúncio de acordo com o perfil, histórico de navegação, entre outros dados do consumidor.
O uso de Chatbots (Assistentes Virtuais) e tecnologias de Realidade Virtual também é um avanço significativo na melhora da experiência do consumidor, uma vez que estas ferramentas proporcionam assistência imediata ao cliente seja ao responder as suas questões.
3. Criação de Conteúdo e Criatividade
Já é possível com a adoção da IA gerar (através de comandos específicos que variam consoante a ferramenta) conteúdo visual, escrito e também gerar vozes sintéticas naturais para converter texto em fala (Google Cloud Text-to-Speech), tornando possível a criação de anúncios em áudio, assistentes de voz personalizados e outras experiências auditivas.
Plataformas como OwlyWriter AI, Jasper AI, Canva, Runway ML e OpenAI’s Opus Clips lideram na revolução da criação de conteúdo.
Os profissionais de marketing reconhecem cada vez mais o potencial da IA em estimular processos criativos, uma vez que as ferramentas baseadas em inteligência artificial podem também sugerir ideias criativas com base em tendências de mercado, comportamento do consumidor, entre outros dados relevantes.
Estratégia de Marketing digital, Principais Canais para Campanhas e Publicidade Eficazes
A escolha dos canais de comunicação para uma estratégia de marketing é uma decisão crucial que afeta diretamente a eficácia da campanha. Lembramos que cada canal tem suas próprias características, público-alvo e formas de interação, e a escolha dos mesmos vai muito além de seguir tendências! No entanto, é de máxima importância acompanhar a forma como as outras empresas se posicionam no mercado para identificar os canais mais eficazes.
Vejamos:
- O Instagram e Google continuam a ser os canais preferenciais das empresas sendo que o Instagram se destaca como a Rede Social mais importante nas estratégias de marketing e, as empresas pretendem incluir mais Reels nas suas contas.
- O Youtube conquista o segundo lugar nas preferências, no entanto o Tik tok é a plataforma que visa um maior crescimento na aposta de investimento das empresas, pela sua capacidade de viralização e alcance.
- Por sua vez, o Whatsapp Business revela algum destaque no que toca a investimento publicitário. É também interessante para marcas que procuram uma comunicação mais direta e eficaz com o cliente, principalmente no caso de público internacional, já que a plataforma apresenta uma relação custo-benefício atrativa.
- O Spotify é considerado importante, mas não o suficiente para ser incluído nas estratégias publicitárias.
Sustentabilidade: A Conscientização Ambiental na Estratégia de Marketing
Para fortalecer a sua imagem de responsabilidade ambiental, as empresas tendem a ajustar e reavaliar as suas estratégias. O que se torna num desafio por conta dos custos associados e também pela falta de serviços de medição especializados.
No entanto muitas empresas têm abraçado esta tendência não só para atender às crescentes preocupações globais com a sustentabilidade, mas também porque estudos recentes mostram que os consumidores estão mais propensos a apoiar empresas que adotam práticas sustentáveis e éticas.
Algumas ações que têm sido adotadas pelas grandes empresas:
- Inovar Design e desenvolvimento de produtos sustentáveis, utilizando materiais recicláveis e priorizando a durabilidade;
- Obter certificações e selos reconhecidos, autenticando as suas práticas sustentáveis;
- Comunicar de forma transparente sobre iniciativas e esforços sustentáveis, destacando como produtos e processos tencionam reduzir impactos ambientais.
Ao abordar de forma proativa a conscientização e consideração ambiental, as empresas não só atraem consumidores conscientes, como também desempenham um papel crucial na construção de um futuro mais sustentável.
Ora, estas tendências de Marketing Digital são apenas referências do que pode funcionar na sua estratégia de comunicação. Mas, conhecê-las é fundamental para que consiga fazer boas escolhas